Sign in / Join

O que deve permanecer na sua vida depois do desafio da pandemia?

Se tem uma coisa que se pode ter certeza nesse momento de desafio global, é que a pandemia do Covid-19 tem ensinado muito para a humanidade. Desde o início das estratégias de confinamento, distanciamento social e o home office, as pessoas estão sendo expostas diariamente à novas experiências. A humanidade foi surpreendida com regras e normas que impactaram diretamente aos hábitos mais simples do cotidiano. 

O ano de 2020 será sempre lembrado na história da evolução humana e o mais importante de tudo são os aprendizados que serão levados para a vida pessoal, profissional e vivência em sociedade. 

Apesar de no dia a dia não se dar tanta atenção, a saúde sempre foi um dos maiores valores para o homem. São cuidados diários que fazem a diferença direta na defesa do corpo humano. A pandemia trouxe o despertar do autocuidado, que aumentou devido ao rápido confrontamento com a doença globalmente. Sabe-se que a baixa imunidade deixa o organismo muito mais suscetível ao vírus e por isso alguns hábitos são fundamentais para manter a saúde em dia, não somente no período do covid-19, mas também quando tudo isso passar.  

Descubra agora, o que deve permanecer na sua vida depois do desafio da pandemia...

Hidratação: sabe-se que a água é o elemento que compõe a maior parte da estrutura humana. Ao longo do dia perde-se líquido naturalmente, para que as células executem seu trabalho. Além de outras funções e benefícios, beber água diariamente é extremamente importante não só para a hidratação, mas sobretudo para regular e garantir o funcionamento correto do sistema imunológico. Por isso, beba água!

Dieta alimentar balanceada: alimentar-se saudavelmente está longe de ser uma escolha apenas para garantir uma boa estética corporal. Uma dieta balanceada é questão vital e previne muitas doenças.  Nesse momento de confinamento, cozinhar diariamente passou a fazer parte da rotina de muitas famílias, o que possibilita ter mais cuidado e consciência no preparo dos alimentos. Aproveite esse momento para reeducar sua alimentação! 

Boa noite de sono:  o descanso proveniente de uma boa noite de sono é fundamental para manter-se sadio. Dormir bem auxilia a repor energia, reduz o estresse além de atuar diretamente nos hormônios da felicidade. Todos estes benefícios fortalecem o organismo e ajudam o combate de possíveis ameaças à saúde. Para ter o sono regulado é importante estar consciente do tipo de alimento que se consome ao longo do dia, em especial a noite antes de dormir, pois o alimento interfere diretamente no metabolismo corporal. Outro ponto importante é manter uma rotina com os horários de dormir e acordar. Descubra a quantidade mínima saudável de sono que seu corpo precisa para se sentir bem e com energia!

Atividade física: a prática de atividade física regular é um elemento que contribui para manter a imunidade em bom funcionamento.  A prática constante traz alguns benefícios diretos como mais disposição, proteção aos ossos com o fortalecimento muscular, flexibilidade, força, bem-estar e indiretos, como aumento da autoestima e autoconfiança. Em tempos de confinamento, muitas pessoas têm realizado exercícios em casa e esse é um aprendizado para o período pós pandemia. Se você ainda não pratica atividade física, lembre-se de respeitar seus limites. Um alongamento diário é um bom começo de autocuidado para sua vida. 

Momentos de lazer: A pandemia do covid-19 trouxe a reflexão que descontração e lazer são essenciais para manter bons indicadores da imunidade. O momento de diversão assegura equilíbrio, redução do estresse e fortalecimento da mente. Em tempos de distanciamento social, é importante usar a criatividade para aproveitar esses momentos de forma segura, em casa. Uma leitura, assistir bons filmes, jogos de tabuleiro, cartas podem ser boas opções. Além disso, tornar algumas atividades cotidianas, como o ato de cozinhar, um momento de prazer e relaxamento, pode ser uma boa vivência. Use sua criatividade, e se desejar aproveite esses momentos para incluir outros membros da família/amigos que dividem o dia a dia com você. 

Algumas dessas dicas foram inspiradas no recente post da Empresa Floravita, corre lá no Instagram e inspire-se com mais dicas para cuidar da sua vida, garantindo saúde e longevidade.

Danielle Fausto

Deixe uma resposta