Sign in / Join

Em um futuro incerto, a única certeza é a mudança

A mudança faz parte do processo evolutivo da humanidade. Por meio dela, ocorre a adaptação, a abertura para o próximo ciclo e a continuidade da vida. Mudar requer abrir mão do passado e trazer a consciência para o presente, buscando os ajustes necessários para que você se sinta parte do novo momento. 

A pandemia global trouxe várias transformações para o nosso dia a dia, incluindo algumas rotinas novas de higienização para combater o vírus da Covid-19. Além disso, tivemos modificações significativas nas formas de trabalho, nas relações interpessoais, no modo como nos conectamos com o conhecimento, no jeito que compramos e até mesmo, como cuidamos de nós mesmos e dos outros. 

A tecnologia e o mundo digital estão sendo os principais facilitadores nesse contexto de adaptação. Você já imaginou como seria viver todos esses meses em isolamento social sem a tecnologia? Até parece que já nascemos com ela. Na verdade, essa sensação de que estamos acostumados com algo, é o alívio que sentimos depois que passamos pela transformação. 

O começo de uma mudança nem sempre é prazeroso como a sensação que vem depois da adaptação. Geralmente, esse início é carregado dos sentimentos de negação e frustração, principalmente quando somos surpreendidos e empurrados em direção a ele. Nesse caso, energias negativas são emanadas, tornando-se nocivas para o nosso desenvolvimento. 

Por mais desafiador que o futuro nos pareça, o sentimento de aceitação e acolhimento do novo momento deve muito mais positivo que o ato de negar e de se frustrar diante das mudanças. Aceitar e acolher são os primeiros passos para uma metamorfose saudável.  

A necessidade de mudar é basicamente a única certeza que temos. Se olharmos para a história, ela se fez presente nos principais pontos de ruptura e evolução da trajetória humana. Por isso, quando nos posicionamos diante dela com sentimentos positivos, compreendendo que ela é um processo natural, estamos garantindo a continuidade da nossa vida. 

Não importa muito como será o futuro pós pandemia, o que importa de fato, é estar sempre aberto para o novo, compreendendo que a adaptação e a flexibilidade são fundamentais para aproveitar o que o futuro nos reserva de melhor.

Danielle Fausto

Deixe uma resposta