Sign in / Join

Cuidados com hortas orgânicas

Frutas e verduras orgânicas além de mais gostas são muito mais saudáveis. São facilmente encontradas em mercados, mas também podem ser plantadas no quintal de casa ao lado de flores, por exemplo. Algumas delas, como temperos cebolinhas e manjericão podem ser facilmente plantadas em vasos de pelo menos 15 centímetros de profundidade facilmente encontrado em floriculturas.

Para iniciar uma horta em casa recomenda-se plantar hortaliças que nascem mais rápido para evitar trabalho excessivo e também para ter resultados mais rápidos e não desanimar. Como exemplos temos o agrião que leva em torno de 10 dias para poder colhê-lo; cebolinha aproximadamente 21 dias, com a vantagem de (caso cortada corretamente) brotar novamente; alface, 30 dias tendo como diferencial grande variedade de espécies. Acompanhe mais dicas sobre quais vegetais crescem mais rápido no Almanaque SOS.

Agora, para quem já tem uma horta em casa, seja lá atrás do quintal ou então para quem tem várias espécies em um lugar mais amplo, realizar a adubagem da plantação é sempre bom. E como o objetivo são alimentos orgânicos, o Sítio Pema ensina a fazer um adubo orgânico líquido para hortas utilizando resíduos que provavelmente vão para o lixo como cascas de frutas, ovos, etc.

Como fazer um adubo orgânico líquido?

O adubo orgânico líquido é um tipo de adubo que pode ser utilizado na horta de casa sem precisar gastar nada. Veja a seguir como é fácil prepará-lo.

O primeiro passo é guardar todos os restos de alimentos que forem utilizados na sua casa. Faça isso durante uma semana. Guarde cascas de frutas, legumes e verduras que iriam para o lixo. Passe tudo em um processador e armazene em um balde com tampa.

Acrescente também algumas folhas verdes de plantas variadas. Uma dica é usar as folhas de urtiga, apenas tomando o cuidado de usar luvas na hora de colhê-las. Cubra essa mistura com água livre de cloro como a água da chuva. Agora é só manter o recipiente fechado, longe do sol e da chuva, por até 15 dias.

Após esse tempo, abra a tampa com cuidado, coe a mistura e reserve o líquido em garrafas plásticas descartáveis. Use o produto para borrifar na terra.

Acompanhe mais iniciativas do Sítio Pema – Agricultura orgânica e sustentável clicando aqui.

Deixe uma resposta