Sign in / Join

Como fazer planos diante das incertezas

O cenário continua cheio de dúvidas. Os indicadores e números ainda trazem muitos aprendizados de como devemos agir enquanto sociedade no combate à transmissão do coronavírus. Parece que parte da vida foi congelada e que o tempo estacionou sem mesmo concluírem-se os projetos para o ano de 2020. 

Parecia que se tinha o controle de tudo e que de repente a dinâmica do mundo mudou. Diante de toda essa complexidade, algumas atitudes são fundamentais para que a adaptação seja mais fluída e o estresse, ansiedade e a frustração sejam diminuídos. 

A pandemia nos lembrou de forma dura que o futuro sempre foi incerto, e que fazer planos de médio e longo prazo não parecem ser a escolha mais assertiva nesse contexto de vida. O que torna esse caminho mais ameno e leve é que este desafio está sendo enfrentado por toda a humanidade e que tudo isso irá passar.  

Até que alguns lugares e rotinas voltem, mais perto do que estávamos acostumados, ou até mesmo as interações sociais voltem no modo presencial, teremos que conviver com a volatilidade das mudanças e com isso a incerteza de como será o próximo momento. 

A propósito, nunca tivemos certeza sobre o amanhã. 

Viver o presente é, portanto, o primeiro comportamento requerido. Cada dia é um recomeço e um renovo de esperança para que se possa lidar com mais confiança e adaptabilidade diante de tudo que aparece de diferente. Por isso o ideal é criar objetivos e metas de curto prazo. Comece olhando o dia, a semana e se sentir-se confortável, o mês. 

Além disso, simplicidade pode ser uma prática interessante tanto nos relacionamentos quanto nas atividades que escolhemos no dia a dia. Simplifique suas rotinas, simplifique seus processos de trabalho e as relações. 

Sempre que a ansiedade sobre o futuro e sobre os planos não concluídos bater na porta, respire fundo e lembre-se de agradecer o instante presente e os aprendizados vividos diante de cada desafio.

Tenha a esperança de que quando tudo isso passar você estará pronto não só para reconstruir sua história, seus sonhos, mas também fortalecido para criar experiências mais profundas, relevantes e significativas para sua vida.

Fique tranquilo. Você não precisa saber o que fará amanhã, apenas precisa ter a certeza de que tem tudo o que precisa para dar o seu próximo passo.

Danielle Fausto

Deixe uma resposta