Sign in / Join

Ajude a Fazer Máscaras Caseiras

Máscaras caseiras funcionam sim!

Um grupo de Curitiba, ciente desta realidade, convida toda a comunidade a participar e trabalhar para reduzir a velocidade do contágio em nosso país.

Existem 3 formas de participar

1- Na logística: levando os tecidos até os costureiros(as) e/ou pegando as máscaras prontas e levando aos locais indicados;
2- Na confecção: confeccionando as máscaras, é bem simples o modelo e fácil de fazer. O vídeo tutorial e os moldes estão nos links abaixo;
3- Doando $ para aquisição de materiais: via vaquinha on-line ou materiais (TNT 80/100, tricoline e elástico) entregues para a  organização do projeto.

Clique nos links a seguir para começar

- Molde pra máscaras - tecido de TRICOLINE duplo:
https://www.dropbox.com/sh/t05ho2mo4hzpt2u/AACHrcL7ATz2mntN7Ccdcd_4a?dl=0

- Molde de máscaras com TNT: http://tiny.cc/qkkqlz

Tecidos

Tecidos TNT e TRICOLINE SE POSSÍVEL e de tecido normal se não tiver.

Números para Curitiba

Dúvidas : (41) 99876-2903
Sintomas (CANSAÇO E DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS ) : (41) 3350-9000

Doação online para o grupo comprar material

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/producao-de-mascaras-hospitalares
Para doar para o Grupo comprar material.

Sobre Máscaras Caseiras - estudos internacionais

Máscaras feitas em casa para se proteger contra vírus parecem uma ideia maluca. Os dados mostram que as máscaras funcionam incrivelmente bem e também são muito baratas. As máscaras cirúrgicas custam alguns centavos e são capazes de filtrar 80% das partículas até 0,007 mícrons (14 vezes menores que o coronavírus).

No entanto, o surto de coronavírus trouxe um novo problema: as máscaras estão esgotadas.

As tradicionais máscaras de poluição do ar N95 estão esgotadas devido ao coronavírus, mas as pessoas podem fazer suas próprias máscaras em casa para nossos médicos, seriam as máscaras caseiras eficazes contra o coronavírus?

Cientistas da Universidade de Cambridge fizeram essa pergunta exata após a pandemia de gripe H1N1 de 2009. Eles pensaram que em um cenário de pandemia global, podemos ficar sem máscaras N95. Suas previsões se tornaram realidade durante o surto de coronavírus.

Os pesquisadores pediram aos voluntários que fizessem suas próprias máscaras usando camisetas de algodão e uma máquina de costura, usando um protocolo simples que eles criaram. Em seguida, eles realizaram um teste de ajuste para testar o quão bem eles poderiam capturar partículas abaixo de 0,02 mícrons. Eles compararam as máscaras caseiras contra máscaras cirúrgicas.

As máscaras de algodão caseiro capturaram 50% de partículas de 0,02-1 mícron, em comparação com 80% da máscara cirúrgica. Embora as máscaras cirúrgicas capturassem 30% mais partículas, as máscaras de algodão foram surpreendentemente bem. Os pesquisadores concluíram que máscaras caseiras seriam melhores que nada.

Os dados de Cambridge mostram que as máscaras caseiras feitas com camisetas de algodão podem filtrar algumas partículas com tamanho de 0,02 a 1 mícron. Isso é muito bom, porém é o único teste. Existem mais dados para outras máscaras caseiras disponíveis? Um grupo de pesquisadores na Holanda testou máscaras caseiras feitas de um pano de chá para partículas menores, que são mais semelhantes em tamanho aos vírus.

Eles testaram qual porcentagem de partículas as máscaras poderiam capturar para o mesmo tamanho de partículas dos pesquisadores de Cambridge: de 0,02 a 1 mícron. Eles também usaram uma máquina de teste de encaixe para testar as máscaras enquanto as pessoas as usavam.

A máscara de pano de chá capturou 60% das partículas de 0,02 - 1 mícron. Não é de surpreender que a máscara cirúrgica e a máscara N95 capturem mais partículas, mas os dados mostram que a máscara caseira estava longe de ser inútil na captura de partículas do tamanho de vírus.

Por quanto tempo você pode usar máscaras caseiras?

Em seguida, eles testaram a eficácia das máscaras caseiras depois que as pessoas as usaram por 3 horas. Os resultados mostraram que a umidade e o tempo tiveram muito pouco impacto na eficácia de qualquer uma das máscaras.

De fato, as máscaras caseiras capturaram 5,8% mais partículas do tamanho de vírus após 3 horas. Assim, usá-los por várias horas parece ter pouco impacto em sua eficácia.

Os dados mostram que as máscaras caseiras feitas com uma única camada de roupa de algodão ou toalha de chá podem remover cerca de 50-60% das partículas do tamanho de vírus. Isso significa que eles apresentam desempenho pior do que as máscaras cirúrgicas e as máscaras FFP2 (N95). O uso das máscaras caseiras por 3 horas não teve efeito significativo na eficiência da filtração.

Fabrique máscaras, salve vidas.

*conteúdo checado por Daniel Filla, editor do Portal Mude o Corona.

Daniel Filla

Deixe uma resposta