Sign in / Join

3 ATITUDES PARA VOCÊ LIDERAR DE FORMA POSITIVA O CENÁRIO DO COVID-19

Você já ouviu falar do mundo VUCA? O termo tem seus registros no ano de  1987, em documentos sobre liderança no contexto militar dos Estados Unidos e representa um acrônomo das palavras em inglês: volatility (volátil), uncertainty (incerto), complexity (complexo), and ambiguity ( ambíguo). 

Pouco ainda se sabe sobre como liderar esse momento de pandemia que vivemos e esse novo contexto é um exemplo claro da representação da expressão VUCA.

Fato é que o cenário pandêmico do Covid-19 apenas acelerou a próxima fase evolutiva da humanidade e a antecipação da chegada de um futuro volátil, incerto, complexo e ambíguo. A cada novo minuto/dia/semana o cenário e as decisões governamentais mudam, impactando a vida de toda a humanidade em diferentes esferas, níveis e intensidade. 

Estamos vivendo um fato sem precedentes na história da humanidade e por isso compartilho três atitudes que são essenciais para que você lidere mudanças positivas mesmo nesse contexto complexo.

Por isso aproveite o tempo de confinamento/distanciamento social para…

  • aprender mais sobre você mesmo: Quanto maior for seu nível de autoconhecimento mais assertivo você se tornará em relação a sua mente, emoções e comportamentos. O momento de confinamento está exigindo muito da nossa paciência, criatividade, auto liderança, gestão das emoções, adaptabilidade  e produtividade. Por isso quanto mais você ampliar a sua visão sobre seus pontos fortes e de melhoria mais rapidamente você se adaptará às constantes mudanças desse novo cenário. Saber mais sobre você, fará com que sua atenção esteja mais aguçada para as oportunidades que surgem em momentos de crise. 
  • cuidar mais de  você: Escolha melhor aquilo que você deseja consumir e absorver para a sua mente, emoção, corpo e espírito. O momento do Covid-19 trouxe consigo inseguranças e medos em relação aos valores mais essenciais: alimentação, moradia, saúde e segurança. Nesse momento o mais importante é dar atenção ao autocuidado para manter a imunidade em níveis altos, sem esquecer de cuidar também da saúde mental. Por isso é necessário realizar diariamente “filtros internos”, principalmente do que se consome em termos de  informação e o destino que se dá à elas. Atitudes como compartilhar aquilo que é positivo ou soluções colaborativas para os desafios que estamos enfrentando podem ser fundamentais para garantir um estado mínimo saudável para sua mente. Esse também é o momento de buscar uma alimentação saudável e equilibrada, ações que também reflitam no cuidado com o corpo, nossa fé e equilíbrio interno, como a meditação e o fortalecimento da espiritualidade. 
  • pedir e oferecer ajuda: Um dos pontos importantes que precisamos ter consciência é que o distanciamento social é uma tentativa de conter a propagação do vírus e proteger a população saudável do contágio.  Essa medida não restringe o relacionamento das pessoas que, por sua vez, aumentou significativamente no mundo virtual. Por isso, este momento de pandemia é um convite para você reestabelecer e fortalecer suas conexões e relacionamentos interpessoais. O fato de estarmos confinados em casa não nos impede de cultivar as relações, mesmo que seja de modo online. O Covid-19 está impactando, de forma diferente, a vida de todas as pessoas no nosso planeta e nesse momento sinalizar uma dificuldade ou oferecer uma ajuda podem ser fundamentais para salvar mais vidas, e isso só é possível por meio do cultivo das relações.   

 

É somente por meio do autocuidado e a colaboração coletiva que iremos superar esse momento singular que estamos vivendo.

Danielle Fausto

Deixe uma resposta